Componentes eletrônicos básicos que você deve conhecer
Antes de tudo, devemos esclarecer alguns conceitos, como o que é eletrônica. A eletrônica é um ramo da eletricidade, que estuda o fenômeno elétrico aplicado ao projeto e aplicação de circuitos eletrônicos, cujo funcionamento depende do fluxo de elétrons para a geração, transmissão, recepção e armazenamento de informações. Essas informações podem consistir em voz, imagens, dados…
Um componente eletrônico é um dispositivo que faz parte de um circuito eletrônico. Eles geralmente são encapsulados, geralmente em um material cerâmico, metálico ou plástico, e terminam em dois ou mais terminais de metal ou “pinos”. Eles são projetados para serem conectados uns aos outros, geralmente por soldagem, a um circuito impresso, formando assim o circuito eletrônico mencionado anteriormente.

Quais são os componentes eletrônicos básicos?
Para determinar os componentes básicos, primeiro faremos uma classificação de acordo com seu funcionamento, que os divide em passivos e ativos .
Os componentes eletrônicos passivos são responsáveis pela conexão entre os diferentes componentes ativos, garantindo a transmissão de sinais elétricos ou modificando seu nível. Dentro deste tipo teremos:
-Resistores. São componentes que oferecem alguma oposição à passagem da corrente elétrica e produzem uma queda de tensão entre seus terminais. Todos os resistores possuem três características importantes que definem suas condições de trabalho e uso: o valor e a tolerância, que é a magnitude ôhmica e os limites ou desvios estabelecidos pelo fabricante; a potência que é capaz de dissipar; e a estabilidade do componente em condições de trabalho. Por sua vez, os resistores podem ser fixos ou variáveis . Resistores fixos sempre têm o mesmo valor ôhmico, esse valor é estabelecido por meio de um código de cores pintado com quatro faixas coloridas. Os resistores variáveis podem modificar seu valor ôhmico dentro de certos valores, por exemplo, potenciômetros ou termistores (resistores que variam seu valor com a temperatura).
-Condensadores. São componentes capazes de armazenar temporariamente cargas elétricas . Eles são compostos de duas superfícies metálicas chamadas armaduras que são separadas por um meio isolante chamado dielétrico .
As principais características de um capacitor são: seu valor , que é sua capacidade de armazenamento; a tensão de perfuração dielétrica, que é o valor máximo de tensão que o dielétrico suporta; e a tolerância , que é a diferença máxima entre o valor nominal e o valor real e é expressa em porcentagem.
Quanto aos diferentes tipos existentes, temos os seguintes: capacitores de poliéster (cujo dielétrico é feito de poliéster e possuem baixas perdas e bom fator de potência); cerâmicas (são capacitores que apresentam perdas quase nulas, mas são muito sensíveis às variações de temperatura e tensão); eletrolíticos (são capacitores que podem ter uma grande capacidade, embora tenham uma baixa tensão de ruptura, devem ser conectados com a polaridade correta, caso contrário podem explodir, são usados fundamentalmente como filtros); e as variáveis (que permitem variar a área efetiva das placas que estão voltadas uma para a outra e dessa forma a capacidade é variada e são usadas para a sintonia de dispositivos de rádio).
-Indutores ou bobinas. Quando uma corrente flui através de um circuito , ela cria um campo magnético ligado ao próprio circuito que varia quando a corrente muda. Assim, uma força eletromotriz é induzida. A relação entre a força eletromotriz induzida e as variações de intensidade é dada pelo coeficiente de auto-indução, que é representado pela letra “L” e possui unidades de henry (H). Este efeito é modelado pelas bobinas .
As principais características de uma bobina são as seguintes: valor de auto-indutância, que é o valor da indutância da bobina; e frequência de operação, que é o valor de frequência em que a bobina está operacional.
Em relação aos tipos de bobinas, destacam-se: bobinas fixas com núcleo de ar (o espaço que existe dentro do condutor enrolado é vazio, são utilizadas quando são necessárias muitas voltas); bobinas fixas com núcleo sólido (neste caso, o núcleo é preenchido com material ferromagnético e valores de indutância mais altos são alcançados); e bobinas ajustáveis (que permitem uma variação da indutância da bobina por deslocamento do núcleo).
E, por fim, descrevemos os componentes eletrônicos ativos , aqueles que são capazes de gerar, modificar e amplificar o valor de um sinal elétrico. Entre eles destacamos:
-Geradores. São elementos de circuito capazes de gerar uma tensão ou corrente e fornecer energia a uma carga . Além disso, podem ser independentes ou dependentes , caso em que a magnitude do gerador depende de outra magnitude, tensão ou corrente, presente em outro ponto do circuito.
O gerador de tensão é responsável por fornecer energia elétrica com determinada tensão , cujo valor é independente da corrente que passa por ele. E o gerador de corrente é responsável por fornecer energia elétrica com determinada corrente cujo valor é independente da tensão entre seus terminais.
-Diodos. É um semicondutor formado pela união de dois materiais do tipo P e do tipo N , que se caracteriza por permitir a passagem de corrente elétrica em apenas um sentido : do ânodo (+) para o cátodo (-). Eles só funcionam quando o ânodo está conectado ao polo positivo da fonte de alimentação e o cátodo ao polo negativo. Quando um diodo é conectado dessa maneira, ele é polarizado diretamente e a corrente flui; se for polarizado indiretamente, a corrente não flui. Comporta-se como se fosse um interruptor, pois no sentido direto têm uma resistência de baixo valor (aprox. 300Ω), enquanto no sentido inverso a resistência pode ser de até 1000Ω.
Existen varios tipos , algunos de los más comunes son: Zener que se usa como regulador de voltaje, pues el voltaje, a partir de un cierto valor, se mantiene prácticamente constante para un amplio rango de intensidad y Led , emiten luz cuando circula por ellos corrente elétrica. As características de uso dos diodos são normalmente a tensão de uso e a intensidade máxima, para a qual é necessário colocar um resistor em série para evitar deterioração.
Esses seriam os componentes básicos que você pode encontrar em qualquer circuito eletrônico, claro que existem outros componentes importantes, como o transistor, cristais de quartzo, microprocessador, etc., que explicaremos em blogs posteriores.
Espero que com as informações fornecidas você possa pelo menos distinguir os diferentes componentes de uma placa.