Para que servem os impostos?

Os impostos são a provisão tributária que cada cidadão possui com o Estado, uma vez que é necessário financiar as despesas de um país que atenda a necessidades comuns e é importante que cada pessoa contribua com uma parte para fazê-lo.

Confira também: Imposto de renda EUA

imposto

Imposto – Saiba o que é

O imposto é tão antigo quanto a existência do homem pensante; sempre havia a necessidade de alguns organizarem as necessidades da sociedade e outros de prestar uma homenagem para obtê-lo.

Atualmente, cada país tem seu número de imposto diferente, dependendo da legalidade com que é tratado e do valor alocado para cada item no estado.

Embora existam diferentes tipos de impostos, podemos falar de 2 grupos principais:

Os impostos diretos são aqueles que tributam diretamente ou afetam o que é recebido como renda, alguns exemplos desse imposto são: Imposto de renda, imposto sobre a propriedade, imposto sobre imóveis, imposto sobre herança e imposto sobre herança.

Os impostos indiretos são aqueles em que o imposto incide sobre o consumo e não afeta diretamente a renda dos contribuintes, alguns exemplos disso são: Imposto sobre Valor Agregado (IVA) etc.

Hoje em dia, os impostos mudaram muito no passado, pois costumava haver impostos obsoletos ou até ridículos que acabavam enriquecendo apenas alguns e o progresso não era realmente visto ou onde eles estavam sendo usados.

No México, existem campanhas em que é mencionada a importância de pagar os impostos necessários em dia, isso porque ainda existe uma grande diferença entre as pessoas que pagam impostos e as que não pagam. Se ninguém pagasse impostos, simplesmente não haveria os serviços que temos hoje e nem pessoas que os estavam administrando. Por isso, lembramos e sabemos que os impostos são necessários para a vida diária.

Leave a Reply