Como montar uma loja de roupas online em 6 passos

1. Planeje seu negócio online

Primeiro, faça um plano de negócios. Ele irá ajudá-lo a saber como configurar uma loja de roupas online. Ter um plano de negócios é essencial se você planeja obter fundos ou empréstimos de bancos e investidores.

Saiba como montar uma loja de forma profissional, se atente a itens como Cabides para roupas, manequim, gondolas de madeira e gondola de vidro, além de conectivos para ajustar a loja toda

Essencialmente, o plano deve conter sobre o que é o seu negócio, quais são seus objetivos e como chegar lá. Também deve abranger aspectos das operações comerciais, como produção, distribuição, marketing , etc.

Como proprietário de uma boutique online, existem alguns elementos importantes para prestar atenção especial em seu plano de negócios:

1.1. Defina a marca da sua loja de roupas online

Sua marca boutique determinará como sua empresa é administrada, desde quem é seu público, quais produtos você vende até como os comercializa.

Para definir a sua marca, comece por decidir o seu mercado-alvo . Para startups, é melhor atender a um grupo demográfico específico antes de expandir seu alcance. Ao segmentar um público pequeno, você pode maximizar sua estratégia de negócios e marketing.

Comece listando as características do seu mercado-alvo, como:

  • Localização
  • Ocupação
  • Gênero
  • Faixa etária
  • Renda

Em seguida, faça uma investigação mais profunda para descobrir quem eles são. Procure aspectos como motivações pessoais, comportamento de compra, gostos ou desgostos, etc.

A partir daí, crie uma imagem do cliente com base nos resultados de sua pesquisa. Esta é uma representação do seu mercado-alvo ideal, que você pode usar como um guia para a marca de sua boutique online.

Em seguida, pense no nicho . Ater-se a um tópico específico pode estabelecê-lo como um especialista.

Se o seu mercado-alvo são trabalhadores de escritório do sexo masculino, seu nicho pode ser a moda masculina profissional. Ou melhore ainda mais vendendo certos acessórios, como gravatas ou pastas.

Depois de saber para quem e para que você está vendendo, concentre-se no nome da empresa . Deve ser curto, memorável e fácil de pronunciar, para que o nome permaneça na mente das pessoas por mais tempo. Sem falar que deve representar a marca da sua boutique online.

Além disso, o nome deve estar disponível para ser registrado como entidade comercial em sua região.

Se você estabelece o nome, continua criando a identidade visual da sua marca, que inclui a estética da boutique, o logotipo , o design da embalagem etc. Certifique-se de que o design é atraente para o seu cliente.

1.2. Encontre a origem do seu inventário

Agora decida onde obter itens para vender como parte de seus produtos.

Um critério importante a ser lembrado é que os produtos dos fornecedores devem se adequar ao estilo da sua boutique. Se possível, solicite uma amostra para verificar a qualidade dos itens.

Algumas empresas compram produtos de um fornecedor atacadista por meio de sites como Maker’s Row ou Alibaba .

atacadista alibaba

Outras lojas podem trabalhar diretamente com fabricantes, como Indie Source ou Ever Shiny . Com os fabricantes, você pode solicitar um conjunto personalizado de produtos e produzi-los em massa.

Evershiny Boutique Fabricante

Em ambos os casos, você pode reduzir custos comprando produtos a granel. No entanto, você precisará armazenar os produtos por conta própria.

Como alternativa, você pode eliminar completamente os custos de estoque e produção tornando-se uma loja online de roupas dropshipping . Assim, sua loja será um intermediário para conectar fornecedores e clientes. Você pode ter os produtos nomeados com sua marca, mas isso dependerá do fornecedor.

Salehoo e AliDropship são ótimos diretórios para começar, se você quiser encontrar fornecedores de dropshipping.

Fornecedor Salehoo para Boutique Online

1.3. Plano de Armazenamento e Envio

Vamos passar para o processo de armazenamento e envio de seus itens neste guia sobre como configurar uma loja de roupas online.

Se você escolher a rota de dropshipping, não precisará lidar com estoque e frete; provedores cuidarão disso para você.

Em troca, você precisa estar pronto ao responder às perguntas dos clientes em caso de produtos defeituosos ou problemas de envio. O manuseio de devoluções também pode ser mais complicado, portanto, verifique com seus fornecedores.

Por outro lado, trabalhar com um atacadista ou fabricante exigirá que você lide com o estoque por conta própria. No entanto, será mais fácil rastrear itens e verificar sua qualidade. Além disso, existem maneiras de cortar custos.

Um método é armazenar seus produtos em seu próprio espaço. No entanto, algumas regiões podem definir alguns regulamentos sobre a quantidade de inventário comercial que você pode manter em sua casa. Se o número de itens que você possui exceder as restrições, você deve alugar uma instalação de armazenamento.

Quanto ao frete, há muitas opções. Você pode calcular os custos por peso ou região ou aplicar uma taxa fixa para todos os produtos, independentemente do tipo. Certifique-se de fazer sua pesquisa para ver qual se adapta melhor ao que você está procurando.

Além disso, certifique-se de ter uma política de devolução clara . Anote tudo sobre os horários, para que os clientes saibam quando podem devolver os itens e quanto tempo terão que esperar pelo reembolso. Inclui as bases sobre quando um produto é elegível para devolução e todo o procedimento sobre como devolver o item.

Ou, se você não quiser lidar com estoque e envio, pode se inscrever em um serviço de atendimento. Eles cuidarão do armazenamento, entrega e devoluções por um determinado preço. Alguns exemplos amplamente utilizados são ShipWire e ShipBob .

shipbob

2. Registre seu negócio de loja de roupas online

Antes de avançar no processo de saber como montar uma loja de roupas online, você deve cuidar da documentação necessária.

Os documentos que você precisa preencher dependerão de onde você mora. Portanto, é uma boa ideia fazer sua pesquisa e consultar um advogado para concluir esta etapa.

Em geral, você começará escolhendo uma estrutura de negócios. Recomendamos que a maioria dos proprietários de pequenas empresas se registre como uma empresa de responsabilidade limitada, ou LLC . Esta opção protegerá seus bens pessoais em caso de falência ou ações judiciais.

Além disso, você pode ser obrigado a obter uma identificação fiscal de negócios e vendas para coletar e arquivar impostos. Algumas regiões também exigem que você obtenha uma licença de vendedor antes que sua empresa possa começar a operar.

Depois de terminar toda a papelada, você pode seguir o processo de como montar uma loja de roupas online.

3. Crie um site para sua loja de roupas online com uma plataforma de e-commerce

Apesar de existirem várias formas de configurar uma loja online , recomendamos a utilização de uma plataforma de e-commerce que lhe permita criar o seu próprio website . Dessa forma, você terá mais controle sobre a monetização, o design e a experiência de compra.

Algumas plataformas populares de comércio eletrônico são WooCommerce, PrestaShop e Magento .

Leave a Reply